Preciso de um App?! Veja os principais pontos da importância de um App para o seu negócio e o cuidado para não comprar “gato por lebre”.

 

Preciso de um App?! Veja os principais pontos da importância de um App para o seu negócio e o cuidado para não comprar “gato por lebre”.

A pergunta: “Preciso de um App?!” é basicamente uma provocação. E o termo “Comprar Gato por Lebre” é um fator de risco que você precisa entender.

Já estamos cansados de ouvir sobre tecnologia, sobre tendências, sobre “seu negócio precisa mudar” e etc., etc., e etc..  #sqn

Se você realmente está cansado desse assunto, é porque os negócios não estão indo muito bem e você talvez não saiba como transformar realmente o seu negócio…

Para convencer você a ler todo esse conteúdo, se liga nesses dados:

“A previsão da App Annie é que até 2022 o Brasil supere os oito BILHÕES DE DOWNLOADS.”

Em texto de Alessander Firmino – Diretor Geral da Criteo para o Brasil e América Latina, feito dia 19 de Fevereiro de 2019 no blog Administradores Midias Sociais S.A, é dito que o número de compradores que usam dispositivos móveis e aplicativos para transações aumentou significativamente no último trimestre.

“A mudança para uma sociedade dominante em tecnologia alterou a forma como os consumidores interagem com os varejistas e gastam dinheiro. Na esteira dos recentes fechamentos de grandes marcas e da crescente presença de gigantes do comércio eletrônico, as empresas agora estão em alerta máximo e enfrentam uma pressão crescente para adotar o modelo omnishopper para se manterem competitivas.”

Pronto. Agora podemos avançar. Vamos lá?!

Aplicativo para o meu negócio

Estamos diante de um cenário único, onde poucos conseguem perceber a evolução da tecnologia. Claro que para os grandes players do mercado isso não é mais novidade, mas para os pequenos ainda existe um pouco de dificuldade de entender e aceitar.

Alguns dados divulgados pela App Annie, Gartner, Fortune, Forbes entre outras entidades, confirmam a tendência da nova era Digital.

O Brasil, por exemplo, é quase o País que mais utiliza Apps no mundo, perdendo apenas para EUA, Índia e China. Pois é, somos o 4º País no mundo que usa Apps. Segundo a pesquisa, cada usuário Android passa em média 3 horas por dia em mais de 12 Apps.

Não paramos por aí, segundo o próprio Google, cerca de 78% utilizam Smartphone para navegar em sites e realizar alguma ação específica (seja compra, entretenimento, serviços etc.). Está nítido que a utilização de PC’s se dará apenas para trabalhos profissionais específicos, pois até pelos profissionais que utilizam PC’s, após os trabalhos, utilizam o Smartphone para o lazer. 

Mas ainda não está claro o motivo. Preciso mesmo de um App?

A resposta pode ser. Depende! Depende de qual momento você está no mercado digital.

Calma, já vou explicar…

Somos realistas. A transformação digital ainda é um pacote de solução caríssima no Brasil. Claro que todo empreendedor quer inovar, empreender com inteligência e, melhor ainda, com qualidade de vida. Mas, infelizmente, nem todos estão financeiramente preparados para implementar uma solução com App.

Portanto, se o seu plano de negócios não tem como pré-requisito a utilização de um App, basta então iniciar a transformação digital do seu negócio em outro cenário tecnológico, como por exemplo, o desenvolvimento de um Site Responsivo. (Se você quer saber um pouco mais sobre Sites, Clique Aqui).

Mas se o seu negócio tem como pré requisito o desenvolvimento de um App ou se já chegou em um patamar onde a necessidade está levando a isso, então veja mais um pouco sobre as vantagens.

As Vantagens de um App…

Os aplicativos Mobile são responsáveis por facilitar o nosso dia a dia no consumo, lazer e backoffice de negócios (processos internos das empresas). De forma intuitiva, seus clientes podem interagir diretamente e EXCLUSIVAMENTE com a sua empresa, facilitando e estreitando de fato o relacionamento.

Claramente enxergamos que a adoção de um App para o negócio e dado como Vantagem Competitiva.

Não é qualquer empresa que pode desenvolver um aplicativo, seu concorrente por exemplo, pode ainda não ser um visionário querendo inovar no setor, ao contrário de você que está lendo esse post.

Entendi! Como eu faço para ter um App? E qual cuidado deve ter para não comprar Gato por Lebre.

Agora que você entendeu a importância e se isso faz parte do seu momento de negócio, vamos entender um pouco sobre o desenvolvimento.

Nós da New Code IT, somos especialistas no desenvolvimento de Apps, portanto, podemos destacar os principais desafios e pegadinhas desse mercado.

Realmente o desenvolvimento de um App é muito trabalhoso para quem o faz com qualidade, ou seja, diferente de empresas que utilizam templates prontos, quem desenvolve sob medida tem um grande desafio de “esculpir” cada traços único do seu negócio em App. Este é um desafio que seu resultado final é o sucesso para o cliente.

Olha a pegadinha aí:

Quando falamos em desenvolvimento sob medida, estamos falando também na utilização de linguagem de programação de qualidade, onde chamado de App Nativo.

Os aplicativos nativos são desenhados desde o começo para rodar em uma determinada plataforma, como Android ou IOS. Justamente por ser um aplicativo pensado para um sistema próprio, o nativo é mais rápido, confiável, com um melhor desempenho, maior tempo de utilização por parte dos usuários, tem a possibilidade de funcionar sem uma conexão com a internet e SEGURO

Com o desenvolvimento Nativo, estamos falando também em criar uma experiência única e inesquecível para o usuário. É dessa forma que foram desenhados e pensados os aplicativos como Facebook, Twitter, Instagram e tantos outros que usamos no nosso dia a dia.

Mas também existem o Apps não nativos, conhecidos como híbrido. Nós aqui da New Code, não o consideramos como de fato um aplicativo real. Na verdade ele está muito mais próximo de ser um site desenvolvido para dispositivos móveis do que um app em si, pois roda principalmente nos navegadores de web como Google Chrome, Safari, Mozila Firefox, portanto precisa da conexão à internet para funcionar. Apesar de não ocupar espaço na memória do seu aparelho móvel, eles acabam sendo mais lentos justamente por não estarem integrados ao seu sistema operacional.

Então a pegadinha é: Desconfie dos App que custam “Barato”, pois você pode estar comprando “gato por lebre”.

Vamos bater um papo? Nós te ajudamos!