Por que Marketing Digital? Entenda os motivos e dicas de como iniciar!

Por que Marketing Digital? Entenda os motivos e dicas de como iniciar!

Para entender os motivos de Marketing Digital e os benefícios que podem trazer para o seu negócio, precisamos primeiro entender o contexto inicial de todo o processo.

Em um negócio, podemos dividi-lo em: ProduçãoBackOfficeVendasMarketing

  • Produção: Se resume na atividade de produzir o produto ou serviço que será disponibilizado;
  • BackOffice: Atividades internas necessárias, como por exemplo: DP, RH, Financeiro e etc.;
  • Vendas: Área responsável pela negociação e fechamento de negócios;
  • Marketing: área responsável pela geração de valores que permitirão as vendas acontecerem.

Bom, isso na verdade é um breve resumo da descrição que iremos abordar com mais detalhes ao longo do conteúdo.

Com o avanço da tecnologia, os consumidores, de modo geral, estão cada vez mais seletivos e atentos com os produtos e serviços oferecidos no mercado. Não se compra mais qualquer coisa de qualquer um, é necessário ter PROPOSTA DE VALOR.

A proposta de valor é algo que realmente precisa fazer sentido para o consumidor, seja o consumidor B2C ou B2B. O sentido mínimo que se deve oferecer é: RESOLVER O PROBLEMA.  Vamos para um breve exemplo: Para um escritório de contabilidade gerar valor para um cliente B2C, ele pode elaborar um E-book, com dicas importantes de “Como elaborar o imposto de renda”, ou inclusive, elaborar artigos com dicas chaves dos cuidados que precisam ter na hora de alimentar o Leão.

Esse exemplo simples de conteúdo é uma das formas de levar valor ao nosso público alvo e, novamente reforçando, só levamos valor ao nosso público resolvendo os problemas que ele tem.

Mas e aí, Por que então Marketing Digital?

O seu negócio gerando proposta de valor, gera consequentemente e automaticamente, VANTAGEM COMPETITIVA.

A Vantagem Competitiva faz com que o seu negócio se torne importante para o seu público, se aproximando cada vez mais do seu cliente, diferentemente do seu concorrente mané, que dificilmente olha na cara do cliente.

O Marketing Digital é responsável absoluto por aproximar o seu negócio com o seu público alvo, isso quer dizer que o Marketing Digital é capaz de fazer o seu negócio se destacar em todo o mundo e inclusive gerar ROI.

Oi?! Como gerar ROI se eu estou disponibilizando de graça os artigos e dicas?

Lembra do exemplo que dei sobre o escritório de contabilidade?! Pois é, a história não se encerra por aí…

Após o Contador elaborar um bom conteúdo ensinando o seu público alvo sobre “como elaborar o imposto de renda”, muito provavelmente algum Lead (possível interessado), ficará surpreso pelo excelente material divulgado e se sentirá seguro em contratar os serviços desse contador.

Não é óbvio, mas muitas pessoas, ainda mais empreendedores, preferem contratar o serviço profissional de um contador, do que realizar ele próprio. Ainda mais quando essa pessoa já teve algum tipo de conflito sobre esse assunto.

Quando encontramos um médico que realmente sabe o problema, a causa e a solução, não existe medidor que possa mensurar a satisfação.

E quais são os outros objetivos de se investir em Marketing? 

Se você ainda quer ter um negócio, não descarte do seu orçamento o Marketing Digital. Veja Abaixo:

Educar o Mercado
Através de conteúdos que façam a diferença para o seu publico alvo. Lembre-se, fazer a diferença é resolver problemas.

Aumentar Visibilidade
Com mais conteúdos publicados, automaticamente o site do seu negócio ficará mais frequentado e consequentemente com mais vantagem competitiva

Construir boas relações
Conteúdos que ajudam a resolver problemas, gera aproximação de clientes e relacionamento de confiança.

Fidelizar clientes
Fidelização de clientes só é possível, quando levamos a empresa a sério e ajudamos nossos clientes a resolverem problemas.

Vender mais
Com todo esse conteúdo de co-criação e colaboração, a venda se torna um fator de consequência.

Legal, então quais são os tipos de Marketing que posso utilizar?

As variedades são grandes, mas destacaremos as 2 principais e que fazem a diferença.

Marketing de Conteúdo

Até aqui os exemplos foram de Marketing de Conteúdo, onde ela trata de atrair interessados para transformá-los em leads e, depois, convertê-los em clientes. Onde a criação de conteúdo relevante é o principal combustível para isso.

Um belo exemplo que encontramos em todos os Blogs da Internet, é case da Brastemp. A empresa lançou livros de receitas quando começou a vender seus micro-ondas. A intenção era educar e engajar seu público, estreitar o relacionamento com eles e gerar mais oportunidades de negócios.

O Marketing de Conteúdo pode ser centralizado no Blog (bem elaborado) e divulgado pelas mídias sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, WhatsApp e YouTube (quando elaborado em vídeo). 

Marketing Digital com investimento $

Já o Marketing Digital com Investimento, pode ser realizado em paralelo com o Marketing de Conteúdo Grátis, e utilizar o Google para realizar os anúncios.

A Brastemp hoje, continua investindo em conteúdos para os seus cientes, porém, no mercado digital, ou seja, ela elabora conteúdos relevantes e divulga em toda mídia digital.

Calma, vamos simplificar essa explicação!

Se você tem um site e um blog, sugerimos que você trabalhe com o Marketing de Conteúdo pelo Blog e o Marketing Digital Pago com o Site.

O Exemplo mais básico, funciona mais ou menos assim:

Aquele exemplo de Escritório de Contabilidade, além de produzir conteúdos relevantes para o seu público alvo, agora quer anunciar no Google os seus serviços.

Primeiro o escritório fez um Planejamento para Estruturar suas campanhas e Grupos de Anúncios e depois, o levantamento de como as pessoas pesquisam no Google os serviços de contabilidade. Essa forma que as pessoas pesquisam, chamamos de palavras chaves.

Após o levantamento das palavras chaves, o Google mostrará os valores que os seus concorrentes estão pagando por aquelas palavras chaves, dessa forma, é possível correlacionar o seu orçamento para investir no Google.

Depois do Escritório de Contabilidade ter planejado as palavras chaves e o orçamento que investirá no Google, é hora de publicar os anúncios. Por exemplo: “Fazemos o seu imposto de Renda em até 1 dia útil.”

Vamos exemplificar que o valor por clique desse anúncio é de R$1,50 por clique, ou seja, cada cliente que clicar nesse anúncio no Google, o escritório de contabilidade pagará R$1,50 para o Google.

Mas eu estou sempre posicionado em segundo lugar na pesquisa do Google…

No exemplo da Contabilidade, vimos que o Google mostra quanto se paga por palavra chave, vamos apresentar um exemplo de 3 empresas de contabilidade, Empresa A, Empresa B e Empresa C. CONFORME ABAIXO:

Esses valos na frente de cada anúncio, representa o valor que elas pagam por clique. Se um cliente clicar na empresa A, essa mesma empresa pagará R$2,00 ao Google, independente se fechar negócio ou não.

Você não precisa se preocupar em ficar na primeira posição. Sabe por quê?

Agora você entenderá de vez a importância da VANTAGEM COMPETITIVA.

Vamos exemplificar….

O Lead (possível Cliente), provavelmente clicará no primeiro anúncio, ou seja, Empresa A.

Ao clicar na Empresa A, ele poderá se deparar com um site sem modernidade, que não se adapta ao celular (sem responsividade), Site muito poluído e sem BLOG.

Muito provavelmente, esse Lead irá retornar ao Google e clicar no segundo anúncio.

O segundo anúncio é a Empresa B, a mesma empresa de contabilidade que citamos nos exemplos acima. Ao acessar o site da empresa B, o Lead irá comparar a modernidade do site, a objetividade para resolver o seu problema, um CHAT, um link do WhatsApp, um Blog cheio de conteúdos e dicas e, claro, um excelente atendimento. E o melhor, você pagou menos por clique.

Qual a probabilidade desse Lead, sendo bem atendido pelo Site, voltar ao Google e clicar no anúncio da Empresa C?! BAIXÍSSIMO!!!

Conclusão: Não adianta investir muito dinheiro no Google, se você não tem um bom Site, Conteúdo e TECNOLOGIA.

Não adianta ter um Site e investir milhões de reais no Google, é necessário ter um BOM Site. Veja, 75% das pessoas navegam através de Smartphone. Se o seu Site não é responsivo, você simplesmente NÃO TEM SITE.

Podemos ajudar o seu negócio ainda mais.

Entre em contato conosco e vamos bater um papo sobre tecnologia. Fique tranquilo, nós só vamos fechar negócio se realmente nossa solução for agregar valor.